Mais de 70% dos portugueses têm falta de dentes, segundo dados do Barómetro Nacional de Saúde Oral elaborado pela consultora independente QSP para a Ordem dos Médicos Dentistas. A percentagem é considerável e leva-nos a concluir que pode estar a ler este artigo sobre próteses dentárias fixas e removíveis, precisamente porque faz parte do grupo de pessoas que precisam de resolver urgentemente os seus problemas de estética bucal e recuperar a fala e função de mastigação.
Acertámos? Então venha conhecer melhor as características, vantagens e desvantagens destas duas opções!
Próteses dentárias fixas versus próteses dentárias removíveis: qual é a diferença?
Embora as próteses dentárias tenham a mesma finalidade – devolver a função mastigatória e a estética do sorriso – a verdade é que existem duas grandes categorias: próteses dentárias fixas e próteses dentárias removíveis. Como se distinguem? Bom, as próteses dentárias fixas ou dentaduras são colocadas sobre dentes naturais ou implantes dentários e não podem ser retiradas pelo paciente. Têm por objetivo restaurar parcial ou totalmente a coroa de um ou mais dentes ou mesmo compensar a ausência de um ou mais dentes.
As próteses dentárias removíveis, por seu turno, podem ser retiradas pelo paciente com facilidade. Isso não significa que estejam instáveis dentro da boca do paciente (até porque estão apoiadas nos restantes dentes naturais ou diretamente nas gengivas), mas podem e devem sair para limpeza e higiene oral.
Principais tipos de próteses dentárias fixas
Existem vários tipos de próteses dentárias fixas, a começar pela coroa que é uma prótese fixa muito comum que cobre completamente um dente danificado e é usada para restaurar dentes fraturados ou várias vezes restaurados.
A chamada ponte fixa, é outro tipo de prótese dentária que substitui um ou mais dentes ausentes através de coroas dentárias nos dentes adjacentes aos espaços vazios, daí o nome “ponte”.
Depois temos as próteses dentárias fixas sobre implantes que também substituem um ou mais dentes ausentes, mas que são acopladas nos implantes dentários, e ainda as facetas de porcelana que, embora não sejam próteses dentárias, são opções fixas para melhorar a estética de um sorriso, feitas com finas camadas de porcelana, personalizadas e cimentadas sobre a parte da frente dos dentes do paciente para corrigir problemas estéticos.
Principais tipos de próteses dentárias removíveis
A overdenture é outro tipo de prótese removível, neste caso suportada por implantes dentários e que tanto pode ser usada para substituir todos os dentes como para substituir apenas alguns dentes.
E da lista de principais tipos de prótese dentária removível, faz ainda parte a prótese imediata, que como o nome indica, é colocada imediatamente após a extração dos dentes naturais para que o paciente não fique nem um dia sem dentes de substituição.
Vantagens das próteses dentárias fixas face às próteses removíveis
- Maior conforto, estabilidade e segurança.
- Estética mais apelativa, sem grampos metálicos visíveis!
- Devolução da capacidade mastigatória de forma mais eficaz, porque as próteses fixas não se movem durante a alimentação.
Desvantagens das próteses dentárias fixas face às próteses removíveis
- Preço mais elevado, devido aos materiais, ao processo de fabrico e à necessidade de preparação dos dentes adjacentes.
- Higienização mais difícil.
- Desgaste dos dentes naturais.
Vantagens das próteses dentárias removíveis face às próteses fixas
- Custo mais baixo.
- Limpeza mais eficiente.
Desvantagens das próteses dentárias removíveis face às próteses fixas
- Insegurança porque a prótese pode soltar-se, enquanto o paciente fala ou come, por exemplo.
- Menor capacidade de mastigação.
- Estética menos apelativa.
- Necessidade de ajustes frequentes para garantir um encaixe adequado, devido às mudanças na estrutura óssea e gengival.
Cuidados de higiene com próteses fixas e removíveis
Prótese removível ou prótese fixa: qual é a melhor solução?
Custos à parte, a melhor solução é sempre aquela que corrige o seu problema de acordo com as suas expetativas a nível de estética, segurança e conforto. Ainda assim, é necessário marcar uma consulta de avaliação com um médico dentista para validar o tratamento desejado e quem sabe, ficar a conhecer outras soluções eficazes para substituir os dentes naturais.
Se vive no Algarve
Clique aqui e agende já uma consulta de avaliação na clínica dentária Orallagos! Temos um vasto grupo de dentistas qualificados para avaliar as suas necessidades específicas e determinar qual é o tipo de prótese dentária mais adequada para restaurar a função de mastigação… e devolver-lhe a estética do sorriso!