invisalign lagos algarve

Invisalign e aparelho convencional: duas soluções para um sorriso perfeito

Gostava de ter os dentes alinhados? Está no artigo certo! Aquele que vai explorar dois tratamentos de Ortodontia muito populares: Invisalign e aparelho convencional com braquetes de metal. Descubra as diferenças e decida qual é a melhor solução para ter um sorriso capaz de iluminar um salão!

Invisalign e aparelho convencional: importância da Ortodontia na saúde oral e estética

A especialidade de Ortodontia desempenha um papel fundamental na saúde oral e estética dos pacientes. E isso porque além de garantir um sorriso mais bonito deixando os dentes alinhados, ajuda a prevenir complicações futuras relacionadas com má oclusão dentária, como dificuldades na mastigação, dores de cabeça e cáries.

Nesse sentido, Invisalign e aparelho convencional são opções eficazes para corrigir dentes desalinhados e conseguir um sorriso saudável, bonito e funcional, que contribua para a saúde e a autoconfiança do paciente.

Invisalign e aparelho convencional: alinhadores transparentes versus aparelhos dentários com braquetes de metal

O sistema Invisalign® foi projetado para alinhar os dentes tortos de forma invisível através, não de um aparelho transparente, mas sim de uma série de alinhadores transparentes que corrigem progressivamente a posição dos dentes. Uma solução super cómoda e discreta, sem metal nem elásticos coloridos e tão eficaz quanto os aparelhos dentários usados na Ortodontia tradicional para alinhar dentes e corrigir a mordida. Como funciona? O sistema Invisalign® move, semana após semana, os dentes para a posição correta através de alinhadores personalizados, que podem ser trocados e colocados pelo próprio utilizador e que devem ser usados durante todo o dia e noite, mas que podem ser facilmente retirados para o paciente fazer as suas refeições e lavar os dentes.

Clique aqui e faça uma simulação de como pode ficar o seu novo sorriso com Invisalign

O aparelho dentário tradicional é um dispositivo de Ortodontia que contém braquetes metálicas que são fixadas nos dentes e ligados por fios metálicos de forma a mover os dentes para as suas posições corretas ao longo do tempo. Os fios são ajustados periodicamente pelo médico dentista para aplicarem a quantidade correta de pressão nos dentes, promovendo o movimento gradual necessário para corrigir problemas como desalinhamento, espaçamento ou má oclusão. Assim, são uma solução confiável e comprovada para a correção de problemas de Ortodontia, ajudando os pacientes a alcançar um sorriso mais saudável e esteticamente bonito.

Invisalign e aparelho convencional: quais são as principais diferenças?

Invisalign e aparelho dentário tradicional são duas opções eficazes para o alinhamento dos dentes, mas possuem algumas diferenças significativas a nível de aparência, conforto e conveniência. Venha conhecê-las!

Aparência

Comecemos pela diferença mais óbvia: a aparência. Enquanto que o aparelho dentário convencional é composto por braquetes metálicas coladas aos dentes e ligadas por fios metálicos, o Invisalign é composto por vários alinhadores transparentes (personalizados para cada paciente) que se encaixam nos dentes ficando praticamente invisíveis.

Conforto

Os alinhadores transparentes não têm fios ou braquetes e por isso são mais confortáveis e não irritam nem ferem a boca. Além disso, como são removíveis, não trazem por acréscimo restrições alimentares (como no caso dos aparelhos tradicionais) e ajudam a manter uma boa higiene oral, porque podem ser retirados para o paciente lavar os dentes, ao contrário dos aparelhos dentários tradicionais, que são fixos nos dentes durante todo o tratamento.

Eficácia

Ambas as soluções são eficazes na correção de problemas de Ortodontia, mas a gravidade do problema pode influenciar a escolha do método mais adequado, ou seja, em alguns casos mais complexos, o aparelho dentário tradicional é mais eficaz, mas nada como fazer uma avaliação com o seu médico dentista.

Duração do tratamento

É claro que a duração do tratamento varia consoante a gravidade do problema, mas, regra geral, o Invisalign consegue alinhar os dentes em menos tempo do que o aparelho dentário tradicional. A maioria dos pacientes usa alinhadores transparentes durante 18 meses, em média, ao passo que a maioria dos pacientes que usa aparelhos convencionai, fá-lo durante 24 meses.

Número de consultas

As consultas de manutenção para ajustar o aparelho fixo costumam ter uma periodicidade mensal, ao passo que as trocas dos alinhadores invisíveis podem ser feitas em casa, pelo que o paciente pode estar 4/5 meses sem fazer uma consulta de controlo na clínica dentária.

Custo

Relativamente ao investimento, o Invisalign tende a ser mais caro do que o aparelho dentário tradicional. Contudo, para obter um valor exato, deve marcar uma consulta de avaliação na nossa clínica dentária em Lagos, até porque o orçamento deste tipo de tratamentos de Ortodontia é sempre personalizado.

Invisalign e aparelho convencional: indicações e considerações

Em que situações é que o Invisalign pode ser mais adequado e em que situações é que o aparelho dentário tradicional pode ser preferível?

Bom, o Invisalign é especialmente indicado para adultos e jovens preocupados com a estética durante o tratamento de Ortodontia porque é muito discreto, quase invisível. Também é aconselhado para pessoas com um estilo de vida ativo ou que praticam desporto com regularidade, devido à possibilidade de ser removido e oferecer mais liberdade e conforto durante as atividades físicas. De igual modo, os alinhadores transparentes removíveis são a solução ideal para quem não abdica de uma rotina de higiene oral rigorosa.

Já o aparelho dentário tradicional é preferível em correções mais complexas, como má oclusão severa ou outros problemas de Ortodontia, porque oferece maior controlo sobre o movimento dos dentes e permite ajustes mais precisos. Também é a solução mais indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento, já que oferece uma abordagem mais robusta para correções de alinhamento dos dentes e permite uma monitorização mais próxima do desenvolvimento dentário.

Por fim, pacientes com o hábito de roer as unhas e morder objetos duros devem preferir o aparelho dentário convencional, mais resistente e durável, em comparação com os alinhadores Invisalign.

Em suma, a escolha vai depender das preferências e necessidades individuais do paciente e também da opinião do ortodontista, pelo que uma consulta de avaliação é fundamental para determinar o tratamento mais adequado. Clique aqui e agende já a sua!

Scroll to Top