FAQ Dentista Questões

FAQs mais respondidas pelos nossos dentistas no Algarve

Bem-vindo às FAQs sobre higiene, saúde oral, problemas e tratamentos dentários que os nossos pacientes têm colocado ao longo do tempo, e a que os nossos dentistas no Algarve têm dado respostas esclarecedoras, de modo a fornecer informações valiosas para a manutenção de um sorriso impecável.

Acompanhe-nos ao longo desta galeria de conhecimento e tome nota dos insights diretos dos nossos profissionais de Odontologia, que têm respostas para todas as perguntas… incluindo para aquelas que nem sabia que tinha!

FAQs sobre higiene e saúde oral, respondidas pelos nossos dentistas no Algarve

O seu sorriso merece toda a atenção! Conheça as respostas para as questões sobre higiene e saúde oral mais colocadas pelos pacientes, cortesia dos nossos qualificados dentistas no Algarve.

Quantas vezes por dia devo escovar os dentes?

No mínimo duas vezes por dia, de manhã e antes de se deitar, para remover a placa bacteriana e os resíduos dos alimentos acumulados. Ainda assim, aconselhamos, se for possível, escovar os dentes após cada refeição para evitar a formação de placa e prevenir problemas dentários, como cáries e doenças das gengivas.

Com que frequência devo trocar a escova de dentes?

Deve trocar a escova de dentes de 3 em 3 meses, ou antes, se as cerdas estiverem desfiadas.

É importante usar fio dentário?

Claro! O fio dentário é fundamental para remover restos de alimentos entre os dentes e ao longo da linha da gengiva, prevenindo cáries, doenças periodontais e mau hálito.

Qual é a melhor pasta dentífrica?

É impossível eleger a melhor, porque a pasta de dentes mais indicada depende das necessidades individuais de cada pessoa. Contudo, recomendamos sempre uma pasta dentífrica com flúor, um componente que ajuda a prevenir cáries.

Gostava de saber qual é a melhor pasta dentífrica para si?
Marque uma consulta de avaliação com um dos nossos dentistas no Algarve

De quanto em quanto tempo devo ir ao dentista?

Deve visitar o seu dentista de 6 em 6 meses, para fazer um check-up completo, prevenindo o aparecimento ou a evolução de problemas dentários.

Os 6 meses já lá vão? Mesmo que não tenha nenhum problema visível nos dentes, deve agendar a sua consulta de rotina na Orallagos

FAQs sobre problemas dentários, respondidas pelos nossos dentistas no Algarve

Os nossos pacientes também têm manifestado preocupação com uma série de problemas dentários comuns. Conheça as respostas dos nossos dentistas no Algarve e conselhos práticos para sorrir com mais confiança!

Dói-me um dente: o que fazer?

Pode tomar um analgésico para aliviar a dor temporariamente, mas depois convém agendar uma consulta porque uma dor num dente não deve ser ignorada.

Tomou o analgésico e ainda dói o dente? Entre já em contato com os nossos dentistas no Algarve! A dor pode ser sinal de um problema dentário que exige atenção profissional.

Parti um dente: o que fazer?

Lave a boca suavemente com água morna, para remover fragmentos soltos. Se encontrar uma parte do dente partido, guarde-a com cuidado porque pode ser possível recolocá-la. A seguir, cubra a área afetada com gaze ou algodão, para proteger a língua e as bochechas, e marque uma consulta na Orallagos com urgência, para que um médico dentista possa avaliar a situação e propor uma solução apropriada: do simples restauro à colocação de uma coroa.

E até lá, evite alimentos duros que possam provocar mais danos e alimentos quentes que possam afetar a sensibilidade no dente fraturado.

Tenho os dentes tortos: o que fazer?

Corrigi-los! Hoje em dia, ninguém, independentemente da idade, precisa de andar com os dentes tortos quando a área de Ortodontia está em franca evolução, com aparelhos dentários para alinhar os dentes para todos os gostos, para todos os bolsos e para todos os tipos de problemas.

Mais informação sobre a especialidade de Ortodontia? Clique aqui

Tenho os dentes feios: o que fazer?

Se está insatisfeito com a aparência dos seus dentes, consulte um dentista especialista em estética dentária que lhe irá recomendar algumas opções, como branqueamento dentário, facetas de porcelana, coroas, implantes, aparelhos ou outros procedimentos estéticos que ajudem a alcançar a aparência desejada, a aumentar a autoestima e a devolver-lhe um sorriso confiante.

Tenho os dentes amarelos: o que fazer?

Um branqueamento dentário profissional, uma opção segura e eficaz para devolver a cor perdida.

Mais informação sobre branqueamentos dentários? Clique aqui

Tenho um buraco num dente: o que fazer?

Marque uma consulta na Orallagos o mais rápido possível para podermos avaliar a cárie e determinar qual é o tratamento adequado. Até lá, evite alimentos duros e doces que possam agravar a dor ou o dano no dente.

Tenho as gengivas vermelhas: o que fazer?

Como as gengivas vermelhas são, regra geral, sinal de inflamação, deve começar por melhorar a sua higiene oral, escovando os dentes após as refeições e usando fio dentário diariamente.

Se não passar, entre em contacto com a Orallagos: pode tratar-se de uma gengivite ou outro problema nas gengivas que requer tratamento profissional.

FAQs sobre tratamentos dentários, respondidas pelos nossos dentistas no Algarve

Perguntas comuns sobre tratamentos dentários? Fique com mais um bloco de FAQs respondidas pelos nossos dentistas no Algarve:

O que é obturação dentária?

Obturação dentária ou restauração de um dente é um procedimento para restabelecer a função mastigatória e estética em dentes com lesões devido a cáries, dentes desgastados ou fraturados. Durante este tratamento é efetuada uma limpeza, preenchimento e restauração do dente, com o objetivo de lhe recuperar a forma e função normal.

O que é desvitalização?

Desvitalização dentária ou Endodontia, é outro tratamento dentário que ajuda a preservar a estrutura do dente e restaurar sua função normal. Neste caso trata-se da remoção da polpa dentária inflamada, infetada ou danificada, e posterior limpeza e vedação dos canais do dente. Assim, é possível salvar um dente que, de outra forma, teria de ser extraído.

Mais informação sobre Endodontia? Clique aqui

Qual é a diferença entre coroas, pontes e facetas?

Coroas dentárias são peças que substituem um dente completo, colocadas sobre um dente natural estragado ou sobre um implante dentário, quando há ausência de um dente.

Pontes dentárias são próteses fixadas em dentes naturais adjacentes, raízes ou implantes dentários, para substituir vários dentes em simultâneo.

Facetas dentárias são capas aplicadas na frente do dente, apenas para melhorar a estética, corrigindo imperfeições como manchas ou irregularidades.

Independentemente da escolha, coroas, pontes e facetas dentárias têm um papel positivo no aumento da autoestima e confiança dos nossos pacientes.

Mais informação sobre coroas e pontes? Clique aqui

Qual é a diferença entre dentadura e implante dentário?

A diferença está na forma como substituem os dentes perdidos: a dentadura é uma prótese dentária removível que substitui vários dentes ou todos os dentes numa arcada, ao passo que os implantes dentários são fixos e inseridos no osso da mandíbula para substituir um dente ou vários dentes perdidos (incluindo raiz). Regra geral, os implantes dentários são a solução preferida dos nossos pacientes com ausência de um ou mais dentes, porque são mais naturais e funcionais.

Mais informação sobre implantes dentários? Clique aqui

Como posso branquear os dentes?

Pode branquear os dentes em casa com produtos de venda livre, como pastas dentífricas branqueadoras, mas para alcançar um excelente resultado, aconselhamos um branqueamento profissional supervisionado na nossa clínica dentária, com gel de peróxido de hidrogénio que clareia os dentes.

Mais informação sobre branqueamento dentário? Clique aqui

Como posso resolver o meu problema de periodontite?

Consultando um dentista! Se a sua gengivite (inflamação das gengivas) já progrediu para periodontite, precisa de fazer urgentemente uma destartarização para eliminar a placa bacteriana e o tártaro da superfície radicular. Em casos avançados, pode ser necessária uma cirurgia periodontal regenerativa para reconstruir o osso que se possa ter perdido na zona que suporta o dente.

Os nossos dentistas no Algarve resolveram o seu problema de periodontite? Ótimo, mas agora não se esqueça de manter uma boa higiene oral, evitar fumar e, claro, visitar regularmente a Orallagos para tratamento profissional contínuo.

Quando é necessária a extração dentária?

É com base na avaliação da situação clínica dos pacientes que tomamos a decisão de extrair um dente, sendo que este procedimento pode ser recomendado em caso de cárie muito extensa, infeção muito grave, periodontite avançada, e também em dentes fraturados, dentes do siso e problemas ortodônticos (a extração pode ser necessária para alinhar os dentes corretamente).

(H3) Com que idade é que o meu filho pode colocar aparelho?

A idade ideal para colocar aparelho dentário varia consoante as necessidades específicas do seu filho, mas regra geral um tratamento ortodôntico pode começar a partir dos 12 anos de idade, após a troca dos dentes decíduos, pelos dentes permanentes.

Marque uma consulta de ortodontia na Orallagos para podermos determinar o melhor momento para iniciar o tratamento com aparelho dentário.

O que é um aparelho dentário invisível?

É uma opção de tratamento ortodôntico que utiliza alinhadores transparentes feitos sob medida para endireitar os dentes progressivamente, em vez de aparelhos dentários convencionais com fio metálico, braquetes e borrachas coloridas.

O aparelho invisível, devemos salientar, é uma alternativa mais discreta e mais conveniente porque os alinhadores são transparentes e removíveis para o paciente poder fazer as refeições e a higiene oral livremente.

Mais informação sobre Invisalign, um sistema de alinhadores removíveis? Clique aqui

Respondemos a todas as suas perguntas sobre higiene e saúde oral, problemas e tratamentos dentários? Se ficou com alguma dúvida adicional, faça o favor de entrar em contacto com a Orallagos.

Temos vários dentistas no Algarve à disposição para o esclarecer e ajudar a manter esse sorriso brilhante!

Scroll to Top